Cerca de 500 rotarianos do Distrito 4651 reuniram-se em Capivari de Baixo, de 6 a 8 de junho, para a realização da XVI Conferência Distrital, que recebeu o nome de João Abel Benedet, Governador 1994-1995 do Distrito 4650. Aos 83 anos, acompanhado por sua esposa, Maria Irene, o ilustre rotariano foi o grande homenageado da abertura, na primeira noite.

A solenidade, presidida pelo atual Governador do Distrito 4651, César Tadeu de Menezes, foi prestigiada por diversas autoridades municipais e estaduais. O Presidente do Rotary Internacional, Ron Burton, foi representado por Nadir Zacarias, Governador 2003-2004 do Distrito 4610, que participou da XVI Conferência na companhia de sua esposa, Maria Aparecida. Abrilhantando a ocasião, o Hino Nacional e o Hino de Capivari de Baixo foram cantados pelo coral Energia da Terra.

Após os discursos e homenagens da abertura, integrantes do Grupo de Teatro da Unisul encenaram a esquete teatral “Ciclo do Carvão”. O texto foi uma adaptação da criação da professora Nair Martins de Oliveira, esposa do presidente do Rotary Club de Capivari de Baixo, Edson Souza de Oliveira. As atividades de sábado iniciaram com a palestra “O Ciclo do Carvão e os Desafios para o Desenvolvimento Sustentável Socioambiental”, proferida em conjunto pelos engenheiros Fernando Zancan, Secretário Executivo do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc); Benony Schmitz, Diretor-Presidente da Ferrovia Tereza Cristina; e José Carlos Cauduro Minuzzo, Diretor de Produção da Tractebel Energia. Entre as atividades de Rotary, Nadir Zacarias discorreu sobre a Fundação Rotária e seus focos de atuação. O presidente da Comissão de Imagem Pública, Gov. 2012-2013 Nilson Algarves, enumerou as conquistas da área no Distrito 4651.

Apresentou ainda o companheiro Wan Yu Chih, agraciado em 2014 com o Prêmio Internacional por Um Mundo Livre da Pólio – reconhecimento concedido pelo Rotary Internacional a apenas 10 pessoas em todo o mundo. Em seu painel, Wan trouxe informações sobre a situação da campanha End Polio Now, demonstrando que apesar da recente certificação da erradicação da pólio na Índia, muito precisa ser feito para vencer o vírus no Afeganistão, na Nigéria e principalmente no Paquistão, países ainda endêmicos. Os jovens também tiveram sua vez na XVI Conferência Distrital.

A apresentação do Programa de Intercâmbio (YEP) do Distrito 4651 contou com a presença de 13 outbounds (brasileiros que realizarão um ano de estudos em outros países a partir do segundo semestre de 2014), 13 inbounds (estudantes oriundos do México, França, Dinamarca, Estados Unidos, Taiwan e Alemanha) e um intercambista brasileiro que acaba de retornar de sua estadia no México. A representante distrital de Rotaract Julia Inês Pires falou sobre os desafios dos rotaractianos.

Durante a tarde foram apresentados ainda os Rotary Clubes do Distrito 4651 premiados no concurso de 109 anos do Rotary, os que tiveram melhor desempenho com relação a metas da campanha End Polio Now, e aqueles cujos projetos receberam subsídios distritais no ano rotário 2013-2014. No dia 7 houve também o anúncio do vencedor do Prêmio João Abel Benedet, que receberá destinação de R$ 3 mil por meio do Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) para a realização de um projeto social.

O projeto do RC de Capivari de Baixo em prol do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (CEACA) obteve o primeiro lugar. Integrante da Seleção Paraolímpica de Remo do Brasil, o atleta Moacir Rauber proferiu a palestra “Superação e Motivação”.

O encerramento das atividades ficou com a palestrante  Merih Yakabi,  que explanou a respeito da Universidade Internacional da Paz (UNIPAZ). À noite, o momento de companheirismo foi no jantar dançante ao som da banda Santa Cecília, composta por músicos tradicionais de Capivari de Baixo, incluindo um baterista de apenas nove anos de idade.

A programação de domingo foi um passeio em trem identificado com a marca da campanha End Polio Now, de Tubarão a Laguna, no qual os visitantes puderam apreciar o Museu Ferroviário e a ponte Anita Garibaldi.

Autoridades presentes na abertura da Conferência Distrital João Abel Benedet:

César Tadeu de Menezes, Governador do Distrito 4651 2013- 2014, e sua esposa Noeli

Nadir Zacarias, representante do Presidente do Rotary Internacional, e sua esposa Maria Aparecida

Engenheiro Paulo Meller, Presidente do Deinfra, representando o Governador do Estado, Raimundo Colombo, e o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira

Deputado Estadual Joares Carlos Ponticelli, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Desembargador Júlio César Knoll, representando o Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Nelson Juliano Schaefer Martins

Deputado Federal Ronaldo Benedet, filho do homenageado João Abel Benedet, representando o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves

Moacir Rabelo da Silva, Prefeito de Capivari de Baixo e Presidente da Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL)

Jorge Leonardo Nesi, Prefeito de Gravatal

Antônio Avelino Honorato Filho, Prefeito de Pescaria Brava

Vereador Edison Cardoso Duarte, Presidente da Câmara Municipal de Capivari de Baixo

Padre Eduardo Bittencourt, Pároco de Capivari de Baixo