Na história do Rotary, os lemas começaram a ser citados a partir do ano Rotary 1954-55, quando o presidente Herbert Taylor, autor da Prova Quadrúpla, apresentou seis objetivos para aquele ano.

•   Foram eles:

•   Aprender do passado e agir.
•   Aplicar a Prova Quádrupla.
•   Servir à juventude.
•   Boa Vontade Internacional.
•   Bons rotarianos são bons cidadãos.

A partir de 1955, o lema do ano Rotary foi simplificado para uma só palavra, ou uma frase e passaram a constituir a motivação principal, não somente dos presidentes do Rotary International, que os idealizaram, mas também dos governadores de distritos e presidentes de Rotary Clubs, em todo mundo.

Esses dirigentes máximos se esmeram para que, a meta de cada ano Rotary seja objetiva e abrangente, demonstrando com isso a internacionalidade do Rotary e também da sua unidade de propósitos.

Assim, o lema anual estabelecido pelo presidente de Rotary International, deve ser para os clubes, a bússola que orienta o trabalho em busca de uma meta comum.