José Ubiracy

Agosto de 2016

O nosso valor mede-se pelos serviços prestados à Humanidade

O novo ano rotário, sob a liderança do presidente John Germ em todo o mundo, dá chance às novas lideranças mostrarem a força do Rotary. Mostrar o que é Rotary em nossas empresas, em nossas profissões e nos contatos que travamos. Mostrar oportunidades para que as comunidades vejam os rotarianos agindo com honestidade, generosidade, cortesia e respeito, a serviço da Humanidade.

Não nos esqueçamos, caros companheiros, que a missão do Rotary é simples e todos devemos tê-la em mente: Servir na comunidade, servir no lugar de trabalho, enfim, servir no mundo. Isso nos mostra os objetivos de prestar serviços humanitários, de fomentar um elevado padrão ético em todas as profissões e buscar a paz e a boa vontade entre os homens.

Esses objetivos de ordem geral, ao longo do tempo, assumiram a forma de programas. Esses programas têm a capacidade de dirigir os nossos esforços e recursos para pontos específicos, alavancando o interesse coletivo e produzindo resultados de expressão mundial.

Os rotarianos têm um compromisso com a humanidade, que inclui a compaixão e a ajuda prática àqueles cujas vidas têm sido afetadas pela pobreza, pela doença, pela ignorância e pelos desastres da natureza. Nosso dever, enquanto rotarianos, é oferecer soluções viáveis aos problemas que afligem a espécie humana. Nosso dever é ajudar àqueles que necessitam de uma simples assistência para recolocar suas vidas no caminho certo.

Muitos de nós concorda que Rotary nos tornou melhores seres humanos. Sem o Rotary em nossas vidas, talvez não tivéssemos a oportunidade de dar tanto de nós mesmos. E sem o sistema organizado do Rotary de prestar serviços, a nossa contribuição talvez não alcançasse tantas pessoas ou chegasse a locais tão distantes! Rotary nos dá esta oportunidade para fazermos o bem. E não é lícito que sejamos atingidos pelo arrependimento pelas ações humanitárias que deixaram de ser tomadas.

Este ano ocorrerá o Centenário da nossa Fundação Rotária – Fazendo o bem no Mundo – um grande momento que nos leva a refletir sobre a responsabilidade que temos com o ideal de Servir, objetivo maior da nossa Instituição para que sejam cumpridas integralmente as metas fixadas pelo nosso presidente John Germ, fazendo com que o Rotary esteja sempre a serviço da humanidade.

 

JOSÉ UBIRACY SILVA
Diretor do RI – 2015/2017

JOSÉ UBIRACY SILVA
Diretor do RI – 2015/2017

José Ubiracy Silva, é casado com Maria da Conceição Carneiro Monteiro e Silva, rotariana e Presidente 2009/10 do Rotary Club do Recife Encanta Moça, ex-Presidente e vice-Presidente da Associação dos Cônjuges dos Rotarianos do Recife. Tem especial dedicação à prestação de serviços junto às comunidades carentes, onde atua por mais 10 anos, inclusive na mesma área no seu clube rotário. Formada em Ciências Biológicas, onde defendendo o Voleibol Universitário, sagrou-se Campeã e vice-Campeã Brasileira Universitária. Profissionalmente, é Diretora da Editora de Guias Especiais Ltda. O casal tem três filhos: André Felipe, Christiana, Alessandra, e 4 netos – Ricardo, Marina, Isabel e Felipe.

Diretor Presidente de um grupo de 10 empresas gerido pela EBGE (Editora Brasileira Guias Especiais), cursou até o 4º ano de Economia – Universidade Católica de Pernambuco. Em sua vida profissional, foi gerente geral da Burroughs Eletrônica do Brasil por 15 anos, gerente de marketing da Pitney Bowes, coordenador de marketing da Companhia Fiat Lux do Brasil, e diretor superintendente de Guias Telefônicos do Brasil. Teve vasta atividade em entidades de classe, como vice-presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco, ex-diretor da Câmara de Comércio Americana no Recife, Membro Honorário da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, Comenda Marim dos Caetés, em Olinda, Pernambuco. Diretor da Associação Comercial do Estado de Pernambuco. Recebeu Medalha do Mérito Comercial – Classe Ouro da Associação Comercial de Pernambuco. Troféu Empresarial Orgulho de Pernambuco do Diários Associados, etc.

ATUAÇÃO ROTARY INTERNATIONAL:

  • Diretor do Rotary Internacional – 2015-17.
  • Coordenador do Rotary Internacional – 2012-13 Zona 22-B
  • Coordenador do Rotary Internacional – 2011-12 Zona 22-B.
  • Coordenador do Rotary Internacional – 2010-11 Zona 22-B.
  • Coordenador Regional do Des. do Quadro Social Zona 22-B – 2009/10.
  • Training Leader – na Assembleia Internacional do RI, em Janeiro 2010.
  • Training Leader – na Assembleia Internacional do RI, em Janeiro 2009.
  • Coordenador Regional do Des. do Quadro Social Zona 20 – 2008/09.
  • Coordenador Regional da Zona 20 da Imagem Pública do Rotary em 2005/06.
  • Governador do Distrito 4500 em 2000/01.
  • Presidente do Rotary Club do Recife em 1990/91.
  • Rotariano desde 1970, Companheiro Paul Harris nível 3 e Doador Extraordinário da Fundação Rotária.

Endereço comercial:

Av. República do Líbano, 251 – Sala 2613
Empresarial Rio Mar Trade Center – Pina
Cep: 51110-160 – Recife – PE – Fone: (81) 3423.8385
e-mail: bira@ebge.com.br
Cel: (81) 99966.6848

MENSAGENS DO DIRETOR (meses anteriores):

JUNHO DE 2016

Companheirismo é a força motriz do Rotary

Companheirismo está sempre em foco, em todos os momentos da nossa vida rotária, enaltecendo o valor de exercitarmos essa prática salutar que caracteriza a nossa Instituição e que faz o Rotary ser diferente de outras organizações sociais. Aliás, o nosso fundador Paul Harris em inúmeros pronunciamentos caracterizou o Companheirismo como “Algo maravilhoso que ilumina as sendas da vida e espalha alegria. É a pedra fundamental sobre a qual o Rotary foi criado”.

Todos os nossos dias comprovamos em nosso relacionamento que Companheirismo é o convívio cordial, a amizade leal e sincera, a tolerância, a compreensão mútua e perene, que reflete toda a filosofia rotária. É um sentimento de afeto solidário, de carinho, amabilidade, compreensão, solidariedade, enfim.

Inegavelmente, o salutar Companheirismo rotário gera a participação espontânea nas diversas atividades dos Clubes. Obviamente que o Rotary é acima de tudo participação que deve ser realizada com idealismo, entusiasmo, dedicação e, sobretudo, com responsabilidade, tendo sempre em mente que Companheirismo é fomentar o conhecimento recíproco e a amizade sincera entre os associados do clube, é a força motriz que move o Rotary.

Companheirismo é também atuar com abnegação em prol da consecução dos objetivos que conduzem ao bem-estar e à felicidade da comunidade a que pertencemos, enriquecendo e promovendo o Rotary através do trabalho com dedicação e amor ao próximo.

O rotariano é um indivíduo que reúne algumas qualidades que nem todos possuem: probidade, amor ao próximo, solidariedade, tolerância, ética, integridade moral, compreensão e uma inabalável capacidade de lutar por um mundo melhor, de trabalhar para reduzir as desigualdades sociais, por um futuro em que o mundo que nos rodeia seja habitado por seres humanos mais compreensivos, mais solidários e menos egoístas.

Ao ingressarmos num clube de Rotary nos juntamos a líderes de todas as culturas, de todas as profissões e áreas de atuação e passamos a frequentar um ambiente muito fértil para a troca de ideias e para nos envolver em projetos que criam mudanças positivas em nossas comunidades e cujo sucesso irá se refletir em nossas vidas.

Tudo isso, claro, sem falar que o Rotary, em qualquer parte do mundo, é uma maravilhosa escola de Companheirismo, que se tornou a sua força motriz. Vai descobrir que o Rotary é diferente de tantas outras organizações e vai aprender que servir à humanidade é a melhor obra de uma vida.

E lembre-se: A maior das conquistas é o esforço mútuo do coração, da mente e das mãos trabalhando em perfeita harmonia – Paul Harris, fundador do Rotary International.