Neste sábado, 1º de julho, uma nova gestão será iniciada no Rotary International, seus Distritos e Rotary Clubs. O Distrito 4651 passa a ser liderado pelo Governador 2017-2018 José Alberto Noldin e sua esposa Pedra Claumann Noldin. Na foto, em encontro com o novo Presidente do Rotary International Ian Riseley e sua esposa Juliet, durante a Assembleia e treinamento de governadores, nos Estados Unidos.
Agradecemos à Governadora Sonia Maria Dzis Giacomini e seu esposo Gilberto Giacomini pelo empenho e dedicação no ano 2016-2017. Assim como à equipe Distrital que os acompanhou em sua gestão e a todos os Presidentes de Rotary Clubs deste Distrito, que a partir de hoje transmitem seus cargos aos sucessores.

Segue a mensagem do Governador 2017-2018 José Alberto Noldin:

“É uma honra para mim e para a minha esposa e companheira Pedra, também rotariana, nos dirigirmos a todas as rotarianas e rotarianos do Distrito 4651 de Rotary International, na qualidade de Governador no Ano Rotary 2017-2018. Durante os quase 18 anos de vida rotária como associados representativos do Rotary Club de Itajaí – Porta do Vale, sempre estivemos comprometidos com o ideal de servir e de fazer o bem. Além da possibilidade de servir o próximo, o Rotary tem nos proporcionado oportunidades inúmeras para boas amizades e de relacionamento profissional, tanto no Rotary Club que frequentamos, quanto no Distrito 4651 e no mundo. Estamos cientes dos grandes desafios que o Rotary e o Distrito 4651 nos apresentam para 2017-2018.
Neste ano, o presidente Ian H.S. Riseley, associado do Rotary Club de Sandringham, da Austrália, nos pede para estarmos focados em três prioridades que o conselho diretor de Rotary International estabeleceu no plano estratégico: fortalecimento dos Rotary Clubs, expansão dos serviços humanitários e aumento na projeção da imagem pública da nossa organização.
O fortalecimento dos Rotary Clubs ocorre com o aumento na diversidade de associados, elevando o percentual de participação de mulheres e de jovens. Para destacar a importância dos jovens no Rotary, lembramos que o nosso fundador Paul Percy Harris tinha apenas 36 anos quando coordenou a primeira reunião de Rotary, em Chicago, no ano de 1905. O Presidente Ian Riseley destaca: “é imperativo que encontremos novas e melhores maneiras de engajar os jovens no Rotary, criando como isso novas gerações de associados líderes”.
O fortalecimento dos Rotary Clubs passa também por uma atuação cada vez mais próxima das comunidades onde estão inseridos, atuando, prioritariamente, nas seis áreas de enfoque preconizadas pelo Rotary International. Em todas as áreas, a sustentabilidade dos projetos é um elemento chave. Ou seja, não basta simplesmente adquirir um equipamento ou implantar uma escola. Precisamos ter a certeza de que o equipamento será mantido e que a escola continue funcionando, mesmo após a conclusão do projeto. O Rotary Club que não for atuante e não estiver estreitamente vinculado com a comunidade terá dificuldades de se manter e atrair novos voluntários, e até mesmo de reter os associados. Nesse sentido, é fundamental a fidelização dos associados, envolvendo-os em projetos e ações do clube.
Na terceira prioridade do ano 2017-2018, o presidente Ian destaca a importância de melhorar a projeção da imagem pública da nossa organização. Para tanto, precisamos atuar de forma consistente junto a mídia local para que possamos contar a nossa história de forma mais eficaz, e aumentar a possibilidade de atrairmos novos associados e novos parceiros para a execução de nossos projetos.
No entanto, o maior desafio que teremos no Distrito 4651, no ano 2017-2018, é aumentar o número de associados, pois não atendemos o preconizado pelo Rotary International. Considerando que o número médio de associados nos últimos cinco anos no Distrito foi inferior a 1100, o RI decidiu pelo redistritamento, a partir de 1 de julho de 2019. Ou seja, pela decisão vigente do RI, a partir do Ano Rotary 2019-2020, seremos absorvidos pelo Distrito 4650. Um dos focos principais deste ano será o crescimento do número de associados, para revertermos a decisão do redistritamento e assim podermos manter o Distrito 4651.
Na área geográfica do Distrito 4651, dos 76 municípios, apenas em 26 deles existem Rotary Clubs. Portanto, temos um grande potencial, tanto para a expansão e formação de novos clubes quanto para crescimento no número de associados nos clubes existentes. Pois cerca de 50% dos Rotary Clubs existentes no Distrito têm menos de 20 associados. Para tanto, estabelecemos como meta, até junho de 2018, atingirmos o número de 60 Rotary Clubs, com um total de 1300 associados, no Distrito 4651. Isto somente irá se concretizar se todos os rotarianos e rotarianas do Distrito, independentemente da posição ou função ocupada, estiverem engajados nesse objetivo.
Entre as metas do Distrito, destacamos ainda a importância do apoio a Fundação Rotária, seja através de contribuições para apoiar a erradicação da poliomielite no mundo ou para o Fundo Anual, cujos recursos são revertidos para apoio a projetos de subsídios distritais e globais que beneficiam diretamente as nossas comunidades. E, assim, poder continuar a fazer a diferença local, regional e globalmente. Especial atenção será dedicada aos jovens, apoiando Rotaract, Interact, Rotary Kids e o Intecâmbio de Jovens.
Em tempos de discussão sobre as reais ameaças que a degradação ambiental e as mudanças climáticas trazem para a população mundial, somos desafiados a desenvolver ações para a proteção dos recursos hídricos e melhoria na sustentabilidade ambiental. O Presidente Ian pede aos clubes que façam a diferença plantando pelo menos uma árvore para cada um dos seus associados, entre o dia 1 de julho até o dia 22 de abril de 2018, data comemorativa ao Dia Internacional da Terra.
Conclamamos a todos os rotarianos e rotarianas para que continuem fazendo a diferença nas suas comunidades e no mundo. Cabe a cada clube e a cada rotariano decidir que tipo de diferença fará. No Rotary, sabemos que juntos podemos fazer mais do que cada um faria individualmente. Por isso somos parte de um time no Distrito 4651, neste ano denominado “Agir para fazer a diferença”.
Finalizando, desejamos que o grande arquiteto do universo ilumine a família rotária do Distrito 4651, para que possamos nos tornar pessoas melhores e continuar sempre fazendo o bem ao próximo, pois mais se beneficia quem melhor serve.
O ROTARY FAZ A DIFERENÇA!
Sucesso a todos!”