Existem inúmeras características, comportamentos e atividades nas quais poderíamos nos fundamentar para definir Rotary.

Entre elas podemos citar: a prestação de serviços, a internacionalidade, o companheirismo, as classificações de cada profissão útil, o fomento da boa vontade e da compreensão mundial, a ênfase dos altos padrões de ética profissional, a preocupação com o ser humano, assim como tantas outras virtudes humanas.

Em 1976, o Conselho Diretor de Rotary International se interessou em criar uma definição concisa que registrasse alguns dos aspectos fundamentais que um clube de Rotary precisa ter. Para isto foi solicitada a ajuda de três pessoas que, no momento, estavam trabalhando na Comissão de Relações Públicas do Rotary International.

A elas foi pedido que se chegasse a uma definição capaz de englobar, em apenas uma sentença, o verdadeiro sentido da organização. Após inúmeras minutas, surgiu a definição, que desde então, tem sido usada nas diversas publicações de Rotary.

“Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários que fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo”.