Project Description

Ano Rotário: 2011-2012
Rotary Club de Itajaí

LEMA

T1112PT-4p

 

 

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO RI

Em 2011-12, peço aos rotarianos que Conheçam a Si Mesmos para Envolver a Humanidade. Peço que olhem dentro de si para compreender que a humanidade como um

todo, tem os mesmos sonhos, esperanças, aspirações e enfrenta problemas semelhantes.

Quem quer que sejamos e onde quer que estejamos, cada um de nós anseia pela mesma paz, a mesma alegria e a mesma satisfação em nosso dia a dia. O que queremos proporcionar a outros, devemos primeiramente proporcionar a nós mesmos, pois o que desejamos para nós é aquilo que outros também desejam para si.

Antes de falarmos em paz mundial, devemos encontrar nossa paz interior e então estabelecer a paz em nossos lares, em nossas famílias e em nossas comunidades.

Não podemos chegar à paz mundial sem ter a paz em nossas casas. Para semearmos paz, amizade e tolerância no mundo, o primeiro passo é praticar a paz ao nosso redor.

Quando alcançarmos a paz interior, teremos paz em nossos lares, e então poderemos transmiti-la aos outros.

Quando estamos felizes e satisfeitos na companhia daqueles que amamos e a quem queremos bem, conseguimos nos importar com os demais.

Acredito que quando alguém se fortalece, aqueles a sua volta também são fortalecidos e que uma família forte representa uma base sólida.

Aqueles que possuem esta força interior podem juntos melhor servir à humanidade, é isso que fazemos no Rotary.

Teremos em 2011-12 três ênfases: fortalecer nossas famílias, dar continuidade ao que fazemos de melhor e mudar tudo o que for preciso.

A primeira ênfase será a FAMÍLIA, pois é nela que tudo começa, o nosso servir e tudo que desejamos realizar no mundo. Mãe e filho são a essência de toda a família, começando com eles poderemos levar nosso trabalho adiante com um impacto positivo em cada pessoa e em cada comunidade.

A segunda ênfase será a CONTINUIDADE, para identificarmos o que fazemos de bom e fazermos ainda melhor, pois cada um de nós já obteve sucesso em algum serviço rotário.

Devemos aproveitar essas realizações e multiplicá-las, para que possamos ajudar ainda mais pessoas.

Devemos continuar nossas iniciativas para aplacar doenças, prover água potável, promover a alfabetização, trabalhar em prol das novas gerações e buscar a paz.

Ao mesmo tempo, sabemos que há coisas que fazemos melhor, e outras que precisamos mudar.

Devemos ser capazes de identificá-las e ter coragem para mudá-las.

Mahatma Gandhi disse: “Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo”.

Em Rotary, nos empenhamos para viver de maneira ética e honesta, compartilhar a amizade, a boa-vontade e enxergar o verdadeiro valor de cada ser humano. Não estamos interessados no menor denominador comum, pois o Rotary certamente não é comum, e os rotarianos são extraordinários. É por isso que nos comprometemos a nos elevarmos, e assim elevar o mundo.

A maior razão de sermos rotarianos é que queremos mudar o mundo.

Acreditamos que nele pode haver mais alegria, saúde e paz e acreditamos também que o futuro pode ser, e será melhor que o passado.

Somos idealistas e damos vida aos nossos ideais através do serviço rotário.

Sendo assim, a terceira ênfase será a MUDANÇA, começando por aquela que desejamos ver no mundo.

Se desejarmos a paz, comecemos vivendo em paz com nós mesmos, em nossos lares e em nossas comunidades.

Se desejarmos a erradicação da pólio ou de qualquer outra doença, o fim da degradação ambiental, a redução da mortalidade infantil, mais alfabetização e o combate à pobreza, devemos ser o instrumento de mudança e reconhecer que ela deve começar dentro de cada um de nós. Por isso, Conheça a SI Mesmo para Envolver a Humanidade.

Estando em paz e harmonia e compartilhando a amizade, conquistaremos as mudanças e um futuro repleto de alegrias para todos nós.

 

Kalyan Banerjee

Presidente de Rotary International

carlos-pimenta

Nome: Carlos Augusto Pimenta
Nascido em 25 de Janeiro de 1947 na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, filho de Maria Madalena Pimenta e José Francisco Pimenta, ambos já falecidos, sou casado desde 1973 com Maria de Fátima dos Santos Pimenta, com quem tenho dois filhos, Fábio Augusto dos Santos Pimenta, Clarissa Regina dos Santos Pimenta e um neto, Ian do Amaral Pimenta.

Oficial da Marinha do Brasil, iniciei minha carreira naval em 1963 aos dezesseis anos de idade e encerrei em 1991, quando fui transferido para a Reserva Remunerada.

Mesmo passando a maior parte do tempo em atividades no mar, sempre procurei estudar visando um constante aprimoramento profissional, tanto no âmbito civil quanto no militar, o que pode ser comprovado pelos inúmeros cursos que concluí em toda a minha vida. Foram mais de quinze cursos ligados à carreira naval, além do curso de bacharel em Administração de Empresas, realizado na Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, concluído em 1981.

Registro, por suas importâncias na minha vida, as muitas viagens realizadas para mais de quinze países, o Comando na Capitania dos Portos do Pará e Amapá, Agência de Monte Dourado, (Projeto JARI), entre 1985 e 1989, que me deu a grande experiência de trabalhar na Amazônia e lá viver, juntamente com minha família, por mais de três anos. Registro também as funções exercidas na Capitania dos Portos de Santa Catarina entre 1989 e1991, que me proporcionam a felicidade de conhecer e escolher a cidade de Itajaí para residir com a minha família.

Atualmente realizo serviços Técnicos de Aferições e Consertos de Agulhas Magnéticas (bússolas), em todos os tipos de embarcações e aeronaves, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Admitido em Rotary no dia 30 de novembro de 2003, já no ano rotário de 2004/05, assumi a função de secretário do clube, na qual permaneci por dois anos seguidos.

No ano rotário de 2006/2007 assumi a presidência do Rotary Club de Itajaí, também por dois anos seguidos.

Entre os muitos trabalhos realizados cito apenas dois:

O primeiro, quando Presidente do Rotary Club de Itajaí foi a reunião histórica de 05 de julho de 2006, que aprovou a proposta de admissão de mulheres quadro social do clube, após 64 anos de fundação. O segundo foi, a coordenação junto aos três clubes da nossa cidade, para criar um MARCO ROTÁRIO, no qual estão representados os três clubes de Itajaí, inaugurado em 26 de abril de 2009.

No ano rotário 2009/10, exerci a função de Governador Assistente na área X do Distrito 4651 e em 02 de dezembro de 2009, tornei-me companheiro Paul Harris, recebendo este reconhecimento da Fundação Rotária, como presente dos companheiros do Rotary Club de Itajaí.

Mensagem do Governador

msg-govCompanheiros!

O nosso Rotary viveu seu primeiro século e fez a sua história observando e preservando uma organização administrativa, que ao longo do tempo apoiou as suas ações na ética, na coerência de atitudes, e na lealdade aos princípios traçados por Paul Harris.

Hoje, com mais de cento e seis anos, o Rotary e os rotarianos vivenciam uma realidade que impõe a todos uma adaptação constante em busca de objetivos para elevar cada vez mais os valores morais e espirituais dos seres humanos.
Neste contexto, nós rotarianos, devemos marcar nossa trajetória com ações e atitudes, que de alguma forma contribuam para melhorar o modo de viver e consequentemente as vidas dos mais necessitados.

Visando o cumprimento dos objetivos de Rotary International e buscando a paz no mundo, o presidente KALYAN BANERJEE adotou para este ano rotário o lema: “Conheça a Si Mesmo Para Envolver a Humanidade” e as ênfases “Família, Continuidade e Mudança”. Com esta decisão ele indicou a responsabilidade e o compromisso que todo rotariano deve ter, não somente com o futuro da nossa organização, mas também com si mesmo e com cada pessoa que necessite da nossa ajuda.

Na condição de Governador deste Distrito, almejo que este lema e as ênfases não sejam apenas lidos, mas sim assimilados e adotados por todos os rotarianos, e que venham a se tornar um guia para orientar nossas ações, comportamentos e os trabalhos que certamente iremos realizar.

Carlos Augusto Pimenta
Governador do Distrito 4651

 maria-de-fatima-dos-santos-pimentaA Esposa do Governador – Maria de Fátima dos Santos Pimenta

Mensagem

Prezados Cônjuges,

Foi com muito carinho que recebi a missão de preparar uma mensagem para este Guia Distrital, no ano da governadoria do meu marido, Governador Carlos Augusto Pimenta, pois sei que neste ano, teremos o privilégio e a satisfação de poder estar muito mais perto de todos vocês compartilhando o ano rotário do Distrito 4651.

Na Assembléia Internacional em San Diego – Califórnia / EUA, da qual fizemos parte juntamente com todos os Governadores do mundo, pude constatar que Rotary é muito mais que as nossas reuniões semanais, e sentir o carinho e o companheirismo de todos que ali se uniram naquela semana, para viver o Rotary, dando seus depoimentos e transmitindo que o nosso Rotary é na verdade um Clube de Serviço do mais alto grau.

O Rotary é grandioso, é dinâmico, é mudança, é uma engrenagem que deve mover todos os Rotarianos na direção de servir ao próximo.

O lema deste ano é fantástico! Faz com que você realmente olhe para o seu interior e perceba se está bem, para poder fazer algo pelo próximo.

“Conheça a Si mesmo para envolver a Humanidade”, é descobrir a sua essência e compartilhar com todos ao seu redor.

Como disse nosso Presidente Kalyan Banerjee, “Descubra a sua essência e passe aos seus familiares, companheiros, amigos e juntos vamos abrir os nossos corações para ajudar aos irmãos mais necessitados”.

Um caloroso abraço,

Maria de Fátima S. Pimenta

Organização Administrativa

A) GOVERNADOR

B) COORDENADORIA DISTRITAL DE LIDERANÇA

     Instrutor Distrital
Governadores de Apoio Regionais
Governadores Assistentes

C) ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO DO DISTRITO

     Coordenação da Carta Mensal
Coordenação do Portal Eletrônico
Secretaria
Tesouraria

D) ÓRGÃOS DE APOIO AO GOVERNADOR

     Assessoria de Assuntos Internacionais
Assessoria Jurídica
Coordenação do Cerimonial
Conselho de Administração do Fundo de Reserva Distrital
Conselho Consultivo
Conselho Deliberativo
Conselho Fiscal

E) COMISSÕES DISTRITAIS

     De Administração
De Capacitação e Treinamento
Da Conferência Distrital e Eventos
De Desenvolvimento do Quadro Associativo
De Expansão
De Finanças
Da Fundação Rotária
De Indicação
De Planejamento
De Programas
De Projetos de Prestação de Serviços
De Promoção da Convenção do RI
De Promoção da Imagem Pública do Rotary
De Serviços Profissionais

Composição das Equipes de Trabalho

A) GOVERNADOR

Carlos Augusto Pimenta

B) COORDENADORIA DISTRITAL DE LIDERANÇA

• Instrutor Distrital
EGD Paulo Antonio Constantino

• Governadores de Apoio Regionais

Coordenador da Região Sul, áreas I e II
EGD Eloir André Kuser

Coordenador da Região Sul, áreas III, IV, V e VI
EGD Paulo Antonio Constantino

Coordenador da Região Centro, áreas VII e VIII
EGD Marilene Vargas Souto

Coordenador da Região Centro, áreas IX e X
EGD João Vargas Montardo

Coordenador da Região Norte, áreas XI e XII
EGD Eduardo Caixeta

Obs.: Em virtude do falecimento do EGD Eloir André Kuser, as áreas I e II estão sendo administradas pelo EGD Paulo Antônio Constantino e seu nome está sendo mantido na equipe “In Memoriam”.

• Governadores Assistentes e suas áreas de atuação

Área I
João Alberto Vargas
RC de Araranguá, RC de Sombrio, RC de Turvo e RC de Arroio do Silva.

Área II
Augusto Luiz Burigo da Luz
RC Criciúma, RC de Criciúma Oeste, RC de Criciúma Rio Maina, RC de Içara e RC de Caravágio.

Área III
Lauro Rita da Silva
RC de Armazém, RC de Braço do Norte, RC de Lauro Muller, RC de Orleans e RC de Urussanga.

Área IV
Carlos Alberto Rosa Junior
RC de Capivari de Baixo, RC de Jaguaruna, RC de Tubarão – Luz e RC de Tubarão – Sul.

Área V
Ademir Buerger
RC de Tubarão, RC de Tubarão – Cidade Azul e RC de Tubarão – Leste.

Área VI
Nilson Algarves
RC de Imaruí, RC de Imbituba, RC de Laguna e RC de Laguna República Juliana.

Área VII
Jonas Dorvalino dos Santos
RC de Palhoça, RC de Palhoça – Cambirela e RC de Santo Amaro da Imperatriz.

Área VIII
Maria Irany das Neves Leme
RC de Florianópolis – Amizade, RC de Florianópolis – Ilha, RC de Florianópolis – Ilha Norte, RC de Florianópolis – Trindade e RC de Florianópolis – Leste.

Área IX
Jorge Irany Benites da Rocha
RC de Florianópolis, RC de Florianópolis – Atlântico, RC de Florianópolis – Jurerê, RC de Florianópolis – Lagoa e RC de Florianópolis – Ingleses.

Área X
Marlene Salete Sonagli de Barros
RC Biguaçu, RC de Florianópolis – Estreito, RC de São José e RC de São José – Kobrasol.

Área XI
Darci Cattani Junior
RC de Balneário Camboriú, RC de Balneário Camboriú – Atlântico, RC de Balneário Camboriú – Norte, RC de Balneário Camboriú – Praia, RC de Itapema e RC de Porto Belo.

Área XII
Bento José dos Santos
RC de Brusque, RC de Itajaí, RC de Itajaí – Porta do Vale e RC de Itajaí – Norte.

Observação:
As áreas de atuação dos Governadores de Apoio Regionais, que são as mesmas para os Governadores Assistentes, foram agrupadas, quando possível, em função das proximidades dos municípios.

C) ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO DO DISTRITO

• Coordenação do Portal Eletrônico e Carta Mensal

Antonio Bencz (Site do Distrito)
Ildemar Favoreto (Carta mensal)

• Secretaria

Secretário Distrital
Ary Cortese

• Tesouraria

Tesoureiro
Ary Cortese

D) ÓRGÃOS DE APOIO AO GOVERNADOR

• Assessoria de Assuntos Internacionais

Presidente
EGD Ottokar Adolfo Hagemann

Membros
Geraldo Lauro Schetinger
Ernesto Waldemar Domingues

• Assessoria Jurídica

Assessores
EGD Renato Tadeu Rodolfo
Marco Antonio Minikoski
Arnaldo Francisco Granja Russo
Aristeu Dewitz

• Coordenação de Cerimonial

Diretores de Protocolo
Cláudio Roberto Zambotti
Sebastião da Cruz

• Conselho de Administração do Fundo de Reserva Distrital

Conselheiros
EGD Dario Maciel
EGD João Vargas Montardo
EGD Marilene Vargas Souto

Suplente
GED Nilson Algarves

• Conselho Consultivo

Conselheiros
Os EGDs membros do Colégio de Governadores

• Conselho Deliberativo

Conselheiros
EGD Luiz Carlos Lopes Manhães
EGD Everton Jorge da Luz
EGD Paulo Fernando Branco

Suplente
EGD Ottokar Adolfo Hagemann

• Conselho Fiscal

Conselheiros
EGD Renato Tadeu Rodolfo
EGD Francisco Haas
EGD Remaclo Fisher

Suplente
EGD Oscar Guilherme Bremer Neto

E) COMISSÕES DISTRITAIS

• Comissão de Administração

Presidente
Governador Carlos Augusto Pimenta

Membros
Os Componentes dos Órgãos de Administração do Distrito e Órgãos de apoio ao Governador.

• Comissão de Capacitação e Treinamento

Presidente
EGD Paulo Antonio Constantino

Corpo Docente Disciplinas
EGDs Instrutores do ILR Instituto de Liderança Rotária
EGD Dario Maciel Instrução Rotária
Amélia Silveira Planejamento
EGD João Vargas Montardo Plano de Liderança Distrital e de Clubes (PLD/PLC)
José Alberto Noldin Plano Visão do Futuro da Fundação Rotária
EGD Eloir André Kuser Presidência de Clubes
Ronaldo Schara Protocolo
EGD Luiz Carlos Lopes Manhães Rotary Club Eletrônico (E-Club)
Maria Terezinha Blatt Secretaria
Ary Cortese Tesouraria

• Comissão da Conferência Distrital e Eventos

Presidente
Governador Carlos Augusto Pimenta

Membros
Maria de Fátima dos Santos Pimenta
Israel Rescaroli / Margareth
Ernesto Waldemar Domingues / Silvia
Rafael Pietrowisk Pinto / Ana Paula
Nivam Rodrigues da Silva / Vilma
Abdon Foes Finardi / Liliane
Ivaldo Guindani / Elenita
Márcio Aurélio Guapiano / Viviane

• Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo

Presidente
Eloir André Kuser

• Comissão de Expansão

Presidente
EGD Paulo Fernando Branco

• Comissão de Finanças

Presidente
Luiz Alfredo Werka

Membros
Ary Corteses
Manuel Esteves Barbosa

• Comissão da Fundação Rotária

Presidente
José Alberto Noldin

Vice Presidente
Luciano da Silva

Secretário da Fundação Rotária
Luiz César Fernandes

• Subcomissão de Captação de Recursos

Coordenador
EGD Everton Jorge da Luz

Membro
Alexandre Martins da Silva

• Subcomissão de Ex-participantes de Programas da Fundação Rotária

Coordenadora
Sônia Maria Dzis Giacomini

Membro
Tito Lívio Assis Góes

• Subcomissão de Programas da Fundação Rotária

Coordenadora
Marilene Vargas Souto

Membros
EGD Paulo Fernando Branco
Paulo George Jácome de Campos
Henrique da Silva Kingelfus

• Subcomissão Pólio Plus

Coordenador
Antonio Custódio de Oliveira Filho

Membro
Gilberto Giacomini

• Subcomissão de Subsídios

Coordenador
EGD Renato Tadeu Rodolfo

Membro
Roney Paulo Barth

• Comissão de Auditoria da Fundação Rotária

Auditores
EGD Eduardo Caixeta
EGD João Vargas Montardo
Mauricio José Gom

Observação:
Comissão criada por determinação da Fundação Rotária, para os Distritos Pilotos, no Plano Visão de Futuro.

• Comissão de Indicação

Os EGDs componentes do Colégio de Governadores.

• Comissão de Planejamento

Presidente
Sandoval Costa Quintana

Membro
Amélia Silveira

• Comissão de Programas

Presidente
EGD Luiz Carlos Lopes Manhães

• Subcomissão de Grupos de Companheirismo do Rotary

Coordenador
Antonio Adolfo Shöpping

• Subcomissão de Intercâmbio de Jovens

Coordenador Geral
Álvaro Faccenda [CHAIRMANN]

Coordenadora Estudantil
Maria Eliza Alves dos Santos Faccenda

Coordenador na Região Sul
Edson Luiz Fogaça

Coordenador na Região de Florianópolis
Henrique da Silva Klingelfus

Coordenador na Região Norte
Roney Paulo Barth

Coordenador das Famílias Anfitriãs
Marcelo Gregory

Tesoureiro
Vilson Domingos da Silva

• Subcomissão de Intercâmbio Rotário da Amizade

Coordenador
Israel Rescaroli

• Subcomissão de Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC)

Coordenador
Eduardo Walter Bargas

• Subcomissão para o Rotaract, Interact e Rotary kids

Coordenador
José Rosnei de Oliveira Rosa
Representante Distrital do Rotaract
Jorge Moisés Kroll do Prado

• Subcomissão de Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (RYLA)

Coordenador
Paulo George Jácome de Campos

• Comissão de Projetos de Prestação de Serviços às Comunidades

Presidente
Rosane Maria Pretto

• Comissão de Promoção da Convenção do RI

Presidente
Francisco Haas

• Comissão de Promoção da Imagem Pública do Rotary

Presidente
Ronaldo Schara

Membros
Renato Ribas Pereira
Antonio Bencz

• Comissão de Serviços Profissionais

Presidente
Marilene Vargas Souto

Planejamento Estratégico

• INTRODUÇÃO

Tomando como base uma das afirmativas do nosso ícone maior, Paul Percy Harris, quando disse: “Este é um mundo que muda, e nós precisamos aprender a mudar com ele, por isso a história do Rotary será escrita muitas vezes”, iniciamos o nosso trabalho apresentando aos companheiros um modelo de Planejamento Estratégico, criado para guiar o Distrito 4651 de Rotary International no caminho da modernidade.

Sabendo da importância dos nossos Clubes de Rotary e consciente de que o Distrito Rotário deve ser um parceiro orientador e servir de elo, entre estes e o Rotary International, estamos apresentando aos nossos clubes um trabalho que certamente irá ajudá-los a transpor as dificuldades que possam surgir e alcançar seus objetivos previamente estabelecidos.

Há algum tempo a nossa organização vem procurando mostrar aos Clubes e Distritos a necessidade e a importância de se fazer um planejamento, no qual estejam registradas todas as suas atividades e os objetivos, a ser alcançado, no curto, médio e longo prazo.

Não estamos apresentando novidades, haja vista que alguns Governadores que me antecederam já apresentaram, com bastante competência, suas idéias para colocar em prática seus modelos de planejamento estratégico. O que estamos apresentando agora é um modelo que será implantado no ano rotário de 2011/2012 e que, certamente, terá sua continuidade homologada pelos futuros Governadores haja vista a sua importância para o futuro do nosso Distrito 4651.

Com este entendimento cabe adiantar que o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO se configura como um processo sistêmico e dinâmico de previsão e de adaptação às mudanças e às transformações do ambiente, tendo como principais estágios a VISÃO, a MISSÃO, os VALORES, e as ANÁLISES AMBIENTAIS.

O processo de planejamento se desenvolve ao longo de um período de tempo estabelecendo um conjunto de PRIORIDADES, METAS E AÇÕES que norteiam e amparam as mudanças e as transformações na organização. Este processo de planejamento se consubstancia em um plano estratégico – de longo prazo, de três a cinco anos e em um plano de ação – de médio e curto prazos, geralmente um ano.

Assim, o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ajuda o Rotary International, os distritos e os clubes a desenvolverem um plano de longo prazo e a também definir prioridades, metas e ações de médio e curto prazos.

Este processo de planejamento ainda, e acima de tudo, colabora para assegurar o comprometimento dos envolvidos e a continuidade administrativa da gestão.

Sendo a um processo sistêmico e dinâmico de previsão e de adaptação às mudanças e transformações do ambiente, o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO do Distrito 4651 foi amparado no PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE ROTARY INTERNATIONAL.

Assim, o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO do Distrito 4651, para a gestão 2011/2012, definiu, primeiramente, VISÃO, MISSÃO, VALORES OU PRINCÍPIOS, sendo estes:

• VISÃO DO DISTRITO 4651

A visão representa o conjunto de compreensões dos rotarianos sobre o futuro da instituição, ou seja, onde estarão no futuro o Rotary International, os distritos e os clubes.

A Visão do Distrito 4651 pode ser definida como sendo:
Ser reconhecido como referência nacional e internacional pela ética, excelência e eficácia de sua ação na prestação de serviços comunitários, por meio dos Rotary Clubs que o integram.

• MISSÃO DO DISTRITO 4651

A missão proporciona e desenvolve em todos os rotarianos do Distrito 4651 um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Ela exprime e fundamenta a razão de existir da organização.

Assim, a missão do Distrito 4651 se volta para:

Incentivar o ideário de servir ao próximo na prestação de serviços comunitários, por meio da atuação dos Rotary Clubs, considerando a integridade em prol da boa vontade, paz e compreensão mundiais e consolidando relações de companheirismo entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.

Valores ou Princípios do Distrito 4651

Princípios básicos têm norteado a ação dos rotarianos para que possam atingir o ideal de prestação de serviços e altos padrões de comportamento ético. Entre outros, estes figuram os Objetivos do Rotary, a Prova Quádrupla e a Declaração para Executivos e Profissionais Rotarianos.

Os seguintes valores nortearão o Distrito 4651, em sua Missão:

     Ética.
Prestação de Serviços Comunitários.
Integridade.
Companheirismo.
Liderança.
Diversidade.
Comprometimento.
Continuidade.
Solidariedade.
Trabalho em equipe.

Em continuidade com a definição do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO do Distrito 4651, para a gestão 2011/2012, com base na análise ambiental, emergiu a LINHA ESTRATÉGICA do Distrito 4651 para poder viabilizar a VISÃO e a MISSÃO institucionais. Desta forma, foram definidas as PRIORIDADES e METAS para reforçar as oportunidades, como vantagens competitivas, e os pontos fortes, minimizando as ameaças e os desafios do Distrito 4651.

A seguir, constam as PRIORIDADES, METAS do Distrito 4651, para a gestão 2011/2012, que seguiram a orientação do Rotary International, quanto às principais metas definidas em seu PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

• PRIORIDADES DO DISTRITO 4651

Além das definições emanadas da análise ambiental, a seguir, apresentam-se as PRIORIDADES E METAS DO DISTRITO 4651, guardando referência com algumas das metas do Planejamento Estratégico do Rotary International.

• META DE ROTARY INTERNATIONAL – ERRADICAR A POLIOMIELITE

Participar das estratégias mundiais para a obtenção da certificação de erradicação da doença o mais rapidamente possível.

Metas do Distrito 4651

Incentivar clubes a realizarem promoções com a finalidade de captar recursos financeiros para a Fundação Rotária.

Receber anualmente em cada clube, pelo menos um reconhecimento da Fundação Rotária, por meio de um Título Paul Harris.

Objetivos

De curto prazo: Obter doações de U$ 80.000, até 01/07/2012.

De longo prazo: A partir de 2012, obter um aumento anual de 10% nas doações, até 01/07/2014.

• META DE ROTARY INTERNATIONAL – REFINAR A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E DE LIDERANÇA

Desenvolver estratégias que levem à utilização mais eficaz dos recursos administrativos para aprimorar os serviços prestados aos Rotary Clubs.

Metas do Distrito 4651

Incentivar a inovação e a flexibilidade nos clubes.

Implantar o PLC e definir Planejamento Estratégico nos clubes.

Definir modelos para informatizar as rotinas administrativas nos clubes.

Objetivos

De curto prazo: Ter, pelo menos 30% dos clubes do Distrito informatizados e como PLC implantado ate 01/07/2012.

De longo prazo: Ter pelo menos 80% dos clubes do Distrito informatizados, com o Planejamento Estratégico definido, e com o PLC implantado, até 01/07/2014.

• META DE ROTARY INTERNATIONAL – MELHORAR O TREINAMENTO E A EDUCAÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS

Desenvolver programas de capacitação em função dos conhecimentos e da experiência a serem exigidos para assumir cargos no clube, no distrito e em nível internacional.

Metas do Distrito 4651

Treinar Novos Sócios, Instrutores, Secretários, Protocolos etc.

Capacitar equipes para implantação do PLC nos clubes.

Capacitar Comissões de Planejamento Estratégico nos clubes.

Capacitar equipes para informatização de rotinas administrativas nos clubes.

Objetivos

De curto prazo: Criar uma equipe Distrital de Instrutores, com profundo conhecimento de Rotary para ministrar palestras técnicas nos clubes, até 01/07/2012.

De longo Prazo: Promover, ampliar e manter treinamentos de capacitação permanente, buscando a formação e o aprimoramento de novos líderes, até 01/07/2014.

• META DE ROTARY INTERNATIONAL – EXPANDIR E INTEGRAR O QUADRO ASSOCIATIVO

Desenvolver um plano abrangente de Desenvolvimento do Quadro Associativo e Retenção, preservando a diversidade cultural da organização.

Metas do Distrito 4651

Ter um aumento real, no mínimo, 150 sócios, no Distrito.

Reter, no mínimo, 80 % dos sócios atuais.

Instalar, no mínimo, cinco novos no Rotary Clubs.

Estimular projetos que envolvam as futuras gerações: Pró juventude, Intercâmbio de jovens, Rotaract, Interact e Ryla.

Elaborar Plano de Desenvolvimento do Quadro Associativo.

Objetivos

De Curto prazo: Ter no Distrito, no mínimo 1210 companheiros até 01/07/2012.

De longo prazo: Ter no Distrito, no mínimo 1300 companheiros até 01/07/2014.

• META DE ROTARY INTERNATIONAL – ELEVAR A IMAGEM PÚBLICA DO ROTARY

Desenvolver procedimentos para a melhoria da imagem pública de nossa organização.

Metas do Distrito 4651

Desenvolver esforços, em nível do distrito e dos clubes, para promover ações de promoção de marketing dos Rotary Clubs, nos diversos meio s de comunicação.

Unificar o conhecimento da imagem e da marca do Rotary.

Promover os valores do Rotary.

Enfatizar o ideal de servir ao próximo na prestação de serviços comunitários.

Incentivar a divulgação das atividades locais da ação na prestação de serviços comunitários.

Objetivos

De curto prazo: Ter pelo menos 30% das atividades realizadas pelos clubes e distrito divulgadas e 10% dos clubes com boletins implantados até 01/07/2012.

De longo prazo: Ter pelo menos 80% das atividades realizadas pelos clubes e distrito divulgadas e 50% dos clubes com boletins implantados até 01/07/2014.

• PREMISSAS

As seguintes premissas são de entendimento comum no Distrito 4651, no ano rotário 2011/2012, seguindo orientação do Rotary International, além das prioridades estabelecidas. Um novo modelo de administração, mais dinâmica e eficaz exigirá uma modificação na atual estrutura administrativa, com a criação das comissões permanentes de serviço, para facilitar o alcance das metas anuais e de longo prazo. Uma nova estrutura de gestão nos Rotary Clubs será incentivada, voltada para a aplicação do PLC – Plano de Liderança de Clubes. Da mesma forma, a informatização dos Rotary Clubs será priorizada.

Diante dessas premissas e buscando a consolidação do propósito do Distrito 4651, a gestão 2011/2012 definiu como metas de longo prazo, a serem alcançadas até o dia 30 de junho de 2014:

Implantar nos Rotary Clubes do Distrito 4651 o modelo administrativo previsto no Plano de Liderança de Clubes – PLC; e

Informatizar os processos administrativos dos Rotary Clubes do Distrito 4651.

Sabendo que estas metas de longo prazo necessitam de todo um processo, também de longo prazo, entende-se que os dirigentes dos Rotary Clubes e do Distrito 4651 deverão ser escolhidos conforme segue:

O Governador do Distrito e os Presidentes de Clubes deverão ser indicados com 24 meses de antecedência.

Os presidentes indicados para o 2º e 3º anos subseqüentes designarão seus Conselhos Diretores para serem respectivamente, 2º e 3º Secretários, 2º e 3º tesoureiros e também o 2º e 3º Diretores de Protocolo do presidente atual. Este nomeará o 1º Secretário, o Tesoureiro e o Diretor de Protocolo da sua gestão. Este procedimento administrativo irá garantir a continuidade administrativa, uma vez que o presidente atual, o presidente eleito e o último ex-presidente imediato, estarão trabalhando juntos e vivenciando a realidade de cada clube, sem que haja solução de continuidade nas suas atividades. Pelos mesmos motivos, os membros das comissões permanentes também deverão ser indicados para um período de três anos na mesma comissão.

As comissões permanentes serão organizadas conforme entendimento a seguir, podendo cada Rotary Clube combinar, eliminar, expandir ou adicionar subcomissões adequadas às suas necessidades e ao seu tamanho. Este novo modelo irá favorecer o alcance das metas anuais e de longo prazo, com a continuidade desejada.

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO ASSOCIATIVO
Desenvolver e implantar um plano abrangente para recrutamento, retenção
e expansão do Quadro Associativo.

COMISSÃO DE PROMOÇÃO DA IMAGEM PÚBLICA DO ROTARY
Promover e divulgar as atividades do clube.

COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE
Realizar atividades que conduzam ao funcionamento eficaz, eficiente e efetivo do clube.

COMISSÃO DE PROJETOS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Elaborar e executar projetos educacionais, humanitários e vocacionais que atendam às necessidades de comunidades locais e de outros países.

COMISSÃO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA
Definir e implantar planos e projetos para obter apoio à Fundação Rotária, por meio de assistência financeira e de participação em programas mais permanentes.

Além dessas cinco comissões permanentes, foram definidos como foco estratégico, três princípios que nortearão o desenvolvimento das diretrizes estratégicas do Distrito 4651, na gestão 2011/2012:

Visibilidade

Objetiva mostrar a todos as ações benéficas que o Rotary faz no mundo.
O Rotary de hoje tem obrigação de divulgar nas comunidades todas as suas boas ações, numa busca incessante do fortalecimento da sua imagem pública.

Integração

Objetiva a realização de parcerias com a comunidade, com a mútua cooperação interna e externa e com a integração da família rotária na vida do Clube. Para tanto, deverá ser desenvolvido e criado um ambiente favorável e de motivação para o convívio harmonioso de rotarianos e comunidade.

Mobilização

Objetiva atender ao chamamento na aplicação de serviços, nas metas e nos sonhos dos ideais rotários. Os companheiros e os parceiros devem sempre ser mobilizados para praticar e difundir os trabalhos rotários. É A MATERIALIZAÇÃO DO IDEAL DE SERVIR.

Este trabalho que se inicia na nossa gestão, a partir de 01 de julho de 2011, marca também o início da caminhada do Distrito 4651, rumo ao futuro.

Prêmios e Reconhecimentos

• MENÇÃO PRESIDENCIAL 2011- 2012

Reconhecimento de Clube

O reconhecimento de clube tem dois componentes de doações à Fundação Rotária e quatro componentes do quadro associativo. Para receber a Menção Presidencial, os clubes devem ser endossados pelo governador do distrito, tendo que enviar seus resultados ao governador até 06 de abril de 2012.

· 100% de participação no Fundo Anual para Programas (todo associado representativo faz uma doação individual entre 1° de julho de 2011 e 31 de março de 2012).

· Contribuições do clube ao Fundo Anual para Programas de no mínimo US$ 100 per capta.

· Aumento real de pelo menos um associado.

· Taxa de retenção mínima de 85%².

· Alcance de duas das metas abaixo:

       · Aumento de 2% no número de mulheres.

       · Aumento de 2% no número de profissionais mais jovens (com menos de 45 anos).

       · Admissão de pelo menos um ex-participante de programa do RI ou da Fundação Rotária.

       · Aumento da diversidade do clube (classificação, sexo, idade, etc.).

       · Reconhecimento de Distrito

O reconhecimento de distrito tem um componente de doações à Fundação Rotária e quatro componentes do quadro associativo. Os distritos que alcançarem todos os requisitos receberão a Menção. Os governadores devem enviar os resultados distritais e os dos clubes endossados até 10 de abril de 2012.

Para endossar os resultados dos clubes e fazer cálculos distritais, os governadores devem utilizar o Acesso ao Portal, a partir de 31 de março, para verificar dados do quadro associativo do clube, os relatórios de contribuições mensais e o EREY Eligibility Report para confirmar a doação de cada associado representativo. Os formulários de endosso estarão disponíveis no site do RI.

· Contribuições distritais ao Fundo Anual para Programas de no mínimo US$ 100 per capita¹, ou 100% de participação dos clubes em con- tribuições ao Fundo Anual para Programas².

· Aumento real de pelo menos² um associado em 50% dos clubes já existentes, ou Aumento real² equivalente ao número de clubes no distrito.

· Taxa de retenção mínima de 85% em 75% dos clubes já existentes².

· Organização de pelo menos um novo clube (inclusive Rotary E-clubs).

· Redução de 5% no número de clubes com menos de 25 associados.

· Clubes e Distritos de Destaque

Os 15 clubes e os 15 distritos de mais destaque serão reconhecidos no palco da Convenção de 2012 em Bangcoc, Tailândia (6 a 9 de maio). Para ser elegível a esse reconhecimento especial, os distritos devem endossar os resultados do clube e enviá-los ao RI, juntamente com os resultados distritais, até 10 de abril de 2012.

O RI determinará os 15 distritos de maior pontuação (no máximo um distrito por zona) e os três clubes de mais destaque em cada uma das seguintes categorias (no máximo um clube por zona):

· Tamanho do Clube:

· 10 associados ou menos.

· 11 a 24 associados.

· 25 a 50 associados.

· 51 a 100 associados.

· Mais de 100 associados.

Todos os dados de clube e distrito devem ser verificados pelo Rotary International e a Fundação Rotária.

O RI cobrirá os custos da taxa de inscrição, viagem, hospedagem e despesas razoáveis com refeições para os governadores de 2011-12 dos três distritos de mais destaque e para os presidentes dos clubes de mais destaque de cada categoria (total de 5 presidentes). Despesas de cônjuges não serão cobertas pelo RI.

Os outros 12 distritos e 10 clubes serão reconhecidos no palco da Convenção sem ônus para o Rotary International (despesas com a taxa de inscrição da Convenção, viagem, hospedagem e refeições não serão cobertas pelo RI).

¹ Com base nas contribuições ao Fundo Anual para Programas até 31 de março de 2012 e dados iniciais do quadro associativo de 1° de julho de 2011 (disponíveis em 31 de outubro). ² Com base nos dados iniciais de 1° de julho de 2011.

• PRÊMIOS DISTRITAIS

Troféu Fundação Rotária

Premia os três clubes que fizerem as maiores contribuições à Fundação Rotária entre 01 de julho de 2011 e 30 de abril 2012.

Troféu Desenvolvimento do Quadro Associativo (DQA)

Premia os três clubes que admitirem o maior número de sócios representativos, entre 01 de julho de 2011 e 30 de abril de 2012.

Troféu Mulher Rotariana

Premia os três clubes que admitirem o maior número de sócias representativas, entre 01 de julho de 2011 e 30 de abril de 2012.

Observação:
Para concessão dos prêmios, serão consideradas as informações dos clubes que estejam devidamente registradas no Escritório de Rotary International.

GUIA DISTRITAL

 

Guia Distrital 2011 -2012

 

Calendário de Eventos Distritais

EVENTOS DATA LOCAL
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital 26/02/2011 Itajaí
Seminário de Treinamento para Presidentes Eleitos
PETs 1
19/03/2011 Itajaí
Seminário de Treinamento para Presidentes Eleitos
PETS 2
09/04/2011 Capivari de Baixo
XIV Assembléia Distrital 30/04/2011 Palhoça
Posse do Governador Carlos Augusto Pimenta 25/06/2011 Itajaí
Reunião dos Governadores de Santa Catarina
REGOESC
11 e 12/11/2011 Itajaí
Seminário Distrital da Fundação Rotária 12/11/2011 Itajaí
Festa para a Fundação Rotária 26/11/2011 Tubarão
Reunião do Governador com os Presidentes
dos Clubes
14/01/2012 Florianópolis
Festa de aniversário do RI Fev/2012 Florianópolis
Conferência Distrital 25, 26 e 27/05 de 2012 Itajaí

Calendário de Visitas Oficiais do Governador

JULHO CLUBES
11 – 2ª feira RC de Araranguá
12 – 3ª feira RC de Turvo
13 – 4ª feira RC de Sombrio
14 – 5ª feira RC de Urussanga
18 – 2ª feira RC de Balneário Camboriú
19 – 3ª feira RC de Itajaí Porta do Vale
20 – 4ª feira RC de Itajaí
21 – 5ª feira RC de Brusque
25 – 2ª feira RC de Itapema
26 – 3ª feira RC B. Camboriú Atlântico
27 – 4ª feira RC de São José
28 – 5ª feira RC de Porto Belo
AGOSTO CLUBES
03 – 4ª feira RC de Tubarão – Sul
04 – 5ª Feira RC de Florianópolis Ilha-Norte
08 – 2ª feira RC de Palhoça
09 – 3ª feira RC de S. Amaro da Imperatriz
10 – 4ª feira RC de Imbituba
11 – 5ª feira RC de Tubarão
15 – 2ª feira RC de Florianópolis – Jurerê
16 – 3ª feira RC de Biguaçu
17 – 4ª feira RC de Florianópolis – Ilha
18 – 5ª Feira RC de Florianópolis
19 – 6ª feira RC de Florianópolis Atlântico
22 – 2ª feira RC de Tubarão – Cidade Azul
23 – 3ª feira RC de Jaguaruna
24 – 4ª feira RC de Braço do Norte
25 – 5ª feira RC de Itajaí Norte
SETEMBRO CLUBES
19 – 2ª feira RC de Tubarão – Luz
20 – 3ª feira RC de Lauro Muller
21 – 4ª feira RC de Criciúma Rio Maina
22 – 5ª feira RC de Laguna
26 – 2ª feira RC de Florianópolis – Estreito
27 – 3ª feira RC de B. Camboriú – Praia
28 – 4ª feira RC de Florianópolis – Lagoa
29 – 5ª feira RC de Imaruí
OUTUBRO CLUBES
04 – 3ª feira RC de Arroio do Silva
05 – 4ª feira RC de Capivari de Baixo
06 – 5ª feira RC de Palhoça Cambirela
10 – 2ª feira RC de Carávagio
11 – 3ª feira RC de Içara
17 – 2ª feira RC de Criciúma – Oeste
18 – 3ª feira RC de Tubarão Leste
19 – 4ª feira RC de Orleans
20 – 5ª feira RC de B. Camboriú Norte
24 – 2ª feira RC Florianópolis Amizade
25 – 3ª feira RC de Florianópolis Trindade
26 – 4ª feira RC de Criciúma
27 – 5ª feira RC de São José Kobrasol
NOVEMBRO CLUBES
21 – 2ª feira RC Florianópolis – Ingleses
22 – 3ºfeira RC de Florianópolis Leste
23 – 4ª Feira RC Laguna Rep. Juliana
30 – 4ª Feira RC de Armazém

Realizações

Objetivos Alcançados:

• Maior arrecadação para a Fundação Rotária desde a criação do Distrito, obtento um total de U$ 73.018,11 (setenta e três mil e dezoito dólares e 11 centavos).

• Pela primeira vez todos os clubes do Distrito fizeram doações para a Fundação Rotária.

• Foi criado um site moderno para o Distrito, que está em pleno funcionamento e a cada dia é mais utilizado se constituindo numa ferramenta indispensável para inclusão dos nossos clubes no mundo virtual.

• Foram admitidos no nosso Quadro Associativo mais de 150 novos sócios, alcançando em 30 de junho de 2012 o número de 1208 companheiros devidamente registrados em RI, ficando o Distrito livre da ameaça de extinção.

• Foi iniciado um trabalho de normatização do Programa de Intercâmbio de Jovens, com a implantação de uma nova metodologia na aplicação das provas de seleção e também aprovado na Assembleia de Clubes, a criação de um novo Estatuto para o programa.

• Foi celebrado um convênio com a Fundação Rotária, os quatro Distritos Rotários do Estado do Paraná e a empresa Saneamento do Estado do Paraná (SANEPAR), para viabilizar um projeto de despoluição do rio Iguaçu. Esta parceria colocou o nosso Distrito, entre os dez Distritos do mundo, aptos para realizar este tipo de projeto.